sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Perdoar ou não Perdoar?

     Hoje resolvi falar sobre perdão, estava eu meditando sobre como a falta de perdão nos impede de experimentar a Alegria de Deus quando me deparei com a seguinte pergunta (feita por mim mesmo): Por quê eu não posso participar do mover e da Alegria de Deus? Será verdade que Deus não nos permite participar por causa de sua justiça? Mas se Deus é bom e misericordioso não deveria me deixar participar mesmo que eu não mereça?
     Em primeiro lugar é necessário ter a consciência de que não merecemos participar do mover de Deus, nós só participamos por que Ele é bom e misericordioso. Deus nos usa por que Ele quer, quando Ele quer e da maneira que Ele quer; Ele pode usar pessoas com ou sem pecado, que acreditem ou não nEle, que queiram ou não ouvi-lo, não há restrições, por que Ele é Deus.
     Todo o mover de Deus tem um único objetivo: a edificação de sua Igreja (pessoas), um processo que vai tornar o homem novamente a imagem e semelhança de Deus, fará o homem chegar à estatura de varão perfeito, à semelhança de Cristo; esse processo finda no Apocalipse, com a segunda volta de Cristo, mas ele termina individualmente no dia da morte de cada pessoa, o processo leva toda a sua vida. Você talvez pense que isto não está 100% correto, você pessoas agindo como Jesus o tempo todo, basta olhar! Bem, aí está o problema, elas estão "agindo" como Jesus, o objetivo é que "sejamos" como Jesus. E Jesus perdoava!
     Entendido isso vamos falar das consequências do perdão e da falta dele, isso é muito importante para responder as perguntas feitas no começo deste texto, algumas consequências do perdão são conhecidas como: a sensação de tirar um peso das costas, alívio; a continuação do relacionamento; a consciência tranquila; há entretanto os menos falados:
     A cura da alma, uma ferida na alma, diferente de uma ferida física não pode curar-se com o tempo apenas, é necessário o tratamento e a medicação que apenas Deus pode oferecer, quando perdoamos este tratamento pode ser tratado, é como um ferimento com faca, não é possível tratar enquanto a faca estiver lá. Quando liberamos perdão Deus finalmente pode tratar nossas feridas, teremos uma alma saudável e isso nos melhores sensações de alegria, amor, de ter contato com Deus e gerar frutos.
     O amor, ao perdoar temos maior facilidade em amar o próximo, para este caso específico temos como definição de próximo aqueles não tão próximos assim, os completos desconhecidos e pessoas que nos feriram emocionalmente, afinal é fácil amar quem nos ama, fazemos isto naturalmente, mas é difícil amar aqueles que nos magoaram...
     E quanto a falta de perdão? Bem, a ausência de perdão nos deixa feridos emocionalmente, incapazes de tomar decisões quando isso envolve a pessoa ou a situação que nos causou mágoa. Nos tornamos cautelosos em excesso, tendemos a excluir pessoas que nos façam lembrar das nossas mágoas, mesmo que elas mesmas não saibam disso. Podemos inclusive nos tornar doentes fisicamente (doenças psicossomáticas), dores pelo corpo, paralisia de alguns membros, dores de cabeça, etc.
     Mas a pior consequência da falta de perdão é que nos tornamos insensíveis a Deus, Ele anseia falar conosco, deseja que nós participemos de seus planos, quer caminhar conosco, e então Ele nos chama... mas nós não ouvimos, Ele diz o que tem sonhado para nós, mas não ouvimos. Nós fechamos os nossos ouvidos, viramos-lhe as costas, ignoramos tudo quanto Ele nos diz, por que tememos ouvir a ordem definitiva: Perdoe!
     Você deseja ouvir a Deus ou tem medo do que ouvirá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário